Tuesday, March 28, 2006

Cryptocoryne rosanevirg

Esse é um dos meus sonhos de consumo, em termos de planta. Linda, com uma coloração bem diferente (segundo uns "cryptofobos", nem parece Crypto :P), delicada e CARA! :(

C. rosanevirg

Nesse topico tem algumas informaçoes interessantes, apenas lamento por não ter tantas fotos, mas se alguém tiver essa planta pode pescar boas dicas do link acima :)

Saturday, March 25, 2006

Biotopo

Se alguem aqui quiser fazer um biótopo (tá bom, o mais correto seria dizer aquário temático, mas nao vou me alongar nisso por aqui) da Malásia, pode pegar algumas inspiraçoes aqui

Se quiser dicas de Cryptos que voce poderá encontrar lá, clique aqui

E não se esqueçam... se decidir montar, vou querer ver, viu?! :)

Thursday, March 23, 2006

Cryptocoryne e iluminaçao

Quando eu fui mudar uma das minhas C. lingua de local, quis fazer uma pequena experiência - sem muito valor científico, vale ressaltar - que creio estar comprovando agora.

O local que antes ela estava tinha uma umidade muito parecida ou quase idêntica ao que ela está agora. Nao que eu tenha algum medidor, mas pelo fato de o pote onde ela está plantada ser idêntico, bem como altura do substrato e nível dagua, entao creio que o nivel de umidade do pote hermetico se equivalam. Portanto, alem de manter o substrato identico, também mantive a umidade.

O que mudei, no entanto, foi a iluminaçao. Onde ela estava, a iluminaçao é bem forte, apesar de usar sombrite, e o canto que ela está agora, ela pega apenas iluminaçao indireta e sombra quase o dia todo.

Já coloquei aqui em posts anteriores como está a C. lingua no local mais sombreado. Retirei ela idêntica ao que estava no local mais iluminado. Agora coloco aqui como está a C. lingua do local mais iluminado:



Então, sobra apenas 2 probabilidades que limitaram o crescimento dela:

1) As Cryptocoryne(pelo menos a C. lingua) têm uma fotofobia, de maneira que não podem ser muito iluminadas. Não tenho como detectar qual o ponto de fotoinibição da planta, mas dá para notar que preferem cantos sombreados. No aquário, também notamos que elas se dão melhor quando são sombreadas por outras plantas, ou quando o aquário não é muito iluminado.

2) Que eu não descarto, pelo menos como complementar a 1a hipótese, é o fato de o local mais iluminado ser, evidentemente, mais quente do que o local sombreado. Portanto a alta temperatura típica do nordeste brasileiro fez com que ela estagnasse, e quando a coloquei em um canto com menos incidência solar (menos quente), ela pôde desenvolver-se melhor.

A 2a hipótese já li alguns textos sobre isso, inclusive com outras plantas, que todos sabemos que não toleram temperaturas muito altas. No entanto, ainda não li algo sobre a 1a hipótese que, apesar disso, acho plausível.

E vocês? Têm alguma experiência semelhante?

Sunday, March 19, 2006

Links

Acho que ainda nao postei esses links aqui:

Borneo 120
Sigezo´s Cryptocoryne page
Mirage of water

Todos os links "pescados" da Página do Xema

Saturday, March 18, 2006

Novidades

Olá, pessoal

Recebi essa semana 2 novidades. Ambas sao plantas que eu já possuia, portanto tenho uma certa experiencia com elas, e, por desleixo, acabei perdendo as 2.

A primeira delas, a que eu não obtive muito sucesso, é a C. retrospiralis:



A segunda é a C. parva



Uma das prováveis razoes do meu insucesso com elas, alem do desleixo, como já disse, foi que na epoca, as colocava em um local com sol forte (apesar de usar sombrite), e umidade não tao alta.... agora elas estao em um canto mais sombreada com uma umidade bastante alta, creio que irão pra frente.

Vou postando evoluções

Thursday, March 16, 2006

Off topic

Talvez meu 1o off topic aqui no CryptoBR, mas vale a pena cada foto:

FlickR: The water plants pool

Divirtam-se :)

C. wedntii 'Real Green'

Olá, pessoal

Ontem, "achei" essa planta, perdida no meio dos potinhos. Nem lembrava mais que tinha ela, especialmente que tava viva. Pois a danada nao só tava viva como cresceu, e apresentou bem sua coloraçao, desde a ultima vez que a vi.



Essa mostra realmente que é uma C. wendtii... sem cuidados, sem atençao, sem nada, taí, saudável, mostrando toda sua disposiçao...

Isso aí! :)

Wednesday, March 15, 2006

Call for Crypt pics

Nao sei se voces conhecem esse topico no APC mas pelas fotos e algumas infomaçoes interessantes, vale a pena conhecer, sim.

Call for Crypt pictures

Tuesday, March 14, 2006

Novo layout

Nao se assustem, amigos...

O CryptoBR, a partir de hoje, vai ser assim... achei um layout mais alegre, menos fechadao e ate de melhor visualização. Vocês não? :)

Sri Lanka Facts

Um pouco de informação de Sri Lanka. Nao é um texto muito tecnico, por isso nao é tao chato, mas da para tirar algumas informacoes que podem ser uteis quando montarmos alguns substratos para Cryptos de la.

Sri Lanka Facts

Monday, March 13, 2006

C. usteriana

Confesso que pelo menos nao lembro de ja ter visto a inflorescencia desta planta submersa:

C. usteriana Flower

Abraços

Saturday, March 11, 2006

Prometi, cumpri!

Nao disse que iria atualizar voces em (muito) breve?

Tá aqui a foto da C. pygmaea 10 dias após a foto do post anterior:



Ah, pessoal, ela cresceu sim...:) Sem contar que ainda tem mais 3(isso mesmo, 3!! :) ) que ja estao emersas neste e em outros potinhos...

Mas isso...ahhh, isso é história para mais 500 anos :)

Abraços

P.S.: agora vou tirar fotos para o convite da formatura! Tá chegando :)

Consegui!!

CONSEGUI!! :)

Eu tinha um azar danado com essa planta... submersa, ela crescia que era uma maravilha, ficava grande, liinda, soltava varias mudas, etc... Mas emersa, nunca conseguiu ir pra frente, o maximo que consegui foi uma micro folhinha, que morreu com 1 dia...frustrante mesmo...

Ate que, por motivos alheios a minha vontade, tive que desmontar todos os meus aquarios, e fui tentar, pela ultima vez, dela emersa... sim, pela ultima vez, porque se perdesse, nao teria mais para tentar...:)

Ela deve ter ficado comovida (e com medo tambem de sua propria subsistencia) que acabou decidindo viver emersa. Essa foto é do dia 11.fevereiro... ja ja vou la fora, ver como ela ta, se tiver melhorado posto aqui...:)

Cryptocoryne pygmaea
Cryptocoryne pygmaea

Plantei em 2 locais diferentes... hoje aproveito e vejo como ela ta e volto a postar aqui.

Abraços