Tuesday, September 26, 2006

Aquarium

Olá, pessoal

Tá saindo a edição 56 da Revista Aquarium e, nela, vem um texto da autoria deste blogueiro sobre Cryptocoryne, abordando-as de maneira geral, falando um pouco sobre o gênero, bem como algumas áreas de incidência da planta.

A intenção é fazer uma coluna fixa nessa revista, abordando, em cada nova edição, algum aspecto característico desse gênero que tanto nos fascina.

Para que se concretize essa mais nova conquista da literatura aquarística brasileira - já que podemos contar nos dedos a quantidade de publicações sobre Cryptocoryne no país - contamos com a colaboração dos leitores, que enviem sugestões, críticas ou qualquer comentário que acharem pertinente, e, mais importante, prestigiem a mim e ao Juarez com a aquisição da revista.

Para saber mais, entre no Blog da Revista Aquarium

Friday, September 15, 2006

C. ferruginea - atualização

A máquina aqui resolveu simplesmente não passar as imagens pro computador, ou este que resolveu não aceitar mais as imagens, sei lá, o fato é que só hoje consegui passar as imagens para um outro computador, e, aí sim, atualizar aqui o Blog, conforme tinha prometido antes.

A C. ferruginea, que eu disse que finalmente tá crescendo(lentamente, mas é assim mesmo :P), tá assim:



Então, deu pra ver um pouco do crescimento, ou tô ficando doido mesmo?:)

Sunday, September 10, 2006

C. aponogetifolia

Olha só a Cryptocoryne aponogetifolia que tem nesse post!!!

E a inflorescência também é um muito bonito de se ver...espetacular!!

Friday, September 01, 2006

Ainda C. ferruginea

Falei ha alguns posts atrás que fiz um negocinho novo com a C. ferruginea que eu achei aqui por casa. Pena que eu não fotografei um passo-a-passo(santa ignorância :[ ) mas dá para entender com a foto e uma legendinha.



Então, ainda com base na oxigenação das raízes que eu falei, tentei uma coisa nova. Coloquei um substrato de húmus, para a nutrição da planta, mas embaixo do substrato de húmus, coloquei algumas "bolinhas" de argila expandida, dessa maneira, o substrato não corre perigo de compactar, impedindo um crescimento satisfatório das raízes e rizomas, bem como asfixiando os mesmos.

Essa planta é bem lenta(muuuuito lenta), e não faz tempo que fiz isso, mas olhando hoje, já vi algumas diferenças. Amanhã coloco aqui fotos de como tá a planta, e, depois, vou atualizando, mostrando para vocês a evolução dela.

Tô começando a achar que a foto que linkei no post passado, dizendo que queria ter uma C. ferruginea igual, tá começando a virar realidade :)