Sunday, May 08, 2005

Estufa DIY

Ola, pessoal

Vou mostrar aqui um esquema bem simples, que venho utilizando ha um bom tempo, para emergir e reproduzir Cryptocorynes. No entanto, nao será um simples passo-a-passo. Os mais observadores notarão diferenças sutis - mas que fazem grande diferença, principalmente na manutenção a longo prazo - que serão discutidas mais a frente.

1o passo - Um pote de plastico(de preferencia, transparente) qualquer. Usei aqui um pote de 750ml, comprado em qualquer loja de plasticos. Nessa foto, ja esta adicionada areia(alguma areia inerte, com baixa granulometria - usei areia de filtro de piscina):
Pote e areia

2o passo: adicionei xaxim 'em pó'(na verdade, são em torrões, mas na embalagem é escrito em pó). O xaxim, ja que esta proibido sua comercialização aqui no Brasil, pode ser substituido por fibra de coco ou alguns outros substratos menos conhecidos, que serao alvo de discussão mais a frente:
Xaxim

3o passo: mistura tudo.
Misturei areia e xaxim mais ou menos na proporção de 50/50 até atingir cerca de 2/3 do pote. A consistência ficou assim:
Consistência

4o passo: adicione água aos poucos e, logo após, plante a Cryptocoryne desejada. Não precisa afundar o rizoma dela até o fundo, apenas um pouco que logo logo ela soltará raízes, fixando-se ao solo:
Cryptocoryne já plantada

5o passo: No final, algo que considero de importância ímpar ao adapatar e manter alguma planta palustre para seu estado emerso: umidade. Com o substrato bem encharcado, tampa-se o pote(uma das praticidades desse pote: já vem com tampa :P):
Pote fechado para conter umidade

Os mais observadores perguntarão:"E o substrato fértil? Não irá colocar humus, terra vegetal ou qualquer coisa que o valha aí?" A resposta é não. Por diversos motivos - e essa será uma breve discussão aqui do Blog - diversos dos mais conceituados cult

2 comments:

NaturAcqua said...
This comment has been removed by a blog administrator.
NaturAcqua said...

Muito bom!
Estou ficando viciada em Cryptos. Isso é contagioso?
Abraços ;)