Saturday, May 07, 2005

Um pouco de historia

Ola, pessoal

Esse genero da familia Araceae(das quais fazem parte, dentre outras, Anubias, Lagenandras)por um motivo aparentemente inexplicavel sempre despertou interesse na comunidade aquaristica - alem de botanicos, etc.

Talvez o motivo de tamanho interesse se deva ao constante ar 'misterioso', 'sombrio'(vale ressaltar que Cryptocoryne provem do grego Krypto(oculto) e Koryne(tronco), fazendo referencia ao modo bem, por assim dizer, 'excentrico', da floração da Cryptocoryne ), talvez sejam as diversas especulações sobre o gênero ou quem sabe as constantes surpresas que agurdam quem cultiva Cryptocoryne, nos mais diversos tipos de cultura existentes.

Como quase toda discussão sobre o gênero, a descrição da 1a Cryptocoryne também é controverso entre os Criptólogos. Alguns dizem que foi em 1779 por Retzius. Outros dizem que em 1828 por Fischer.

Atualmente sao descritas aproximadamente 58 espécies(some-se a isso diversas subespécies e diversos híbridos e teremos uma ideia do número quase inimaginável de Cryptocoryne que há circulando ao redor desse globo azul).

Uma grande parte das descobertas de novas espécies deve-se a N. Jacobsen(lembra-se o ultimo link de ontem? A 'estufinha' é dele :P)que descobriu que plantas aparentemente iguais continham número de cromossomos diferentes, o que caracterizava-as como 2 espécies distintas(caso típico da C. cordata e da C. blassii ainda hoje tida como sinônimos por muitos aquaristas e criadores de plantas). Elas estão espalhadas pela India, Sri Lanka, Sumatra, Borneo, Nova Guinea e em algumas outras localidades asiaticas.

Para quem leu até aqui, fica um pequeno agradecimento: Para todos aqueles que sonham em conhecer o 'habitat natural' das Cryptocorynes

Abraços a todos

Fonte: Aquatika by Xema

Crypto´s page

E outros..:)

No comments: