Saturday, May 21, 2005

Planta sentimental

É, pessoal...nem só de glórias vive quem cultiva Cryptocoryne.

Um fenômeno bastante comum de ocorrer é a doença das Cryptos ou, em inglês, "Melting Crypt". Ocorre em qualquer fase da vida - seja perto da inflorescência, antes ou após, filhote, planta adulta, submersa, emersa(não...nem quem as cultiva emersa tá livre), enfim...

Um fenômeno bastante comum é o aquarista que compra uma Cryptocoryne exposta na bateria de plantas de alguma loja de aquários, com substrato só com areia ou mesmo envolta em lã de pedra...pouco depois que ele planta no seu aquário, normalmente com substrato fertilizado, a planta "mela", deixando o aquarista, muitas vezes, com um sentimento de impotência e desgosto pelo gênero.

Na verdade, esse fenômeno ainda não tem explicação definitiva...uns dizem que excesso de nitrato, outros dizem que a mudança brusca de algum parâmetro, ainda há uma corrente pouco mais antiga falando sobre excesso de CO2...Infelizmente, já presenciei esse fenômeno ocorrendo todos essas hipóteses, como também vi presente essas hipóteses e a planta permanecer intacta.

No entanto, acredito que o fator mais determinante seja mesmo a mudança brusca de algum parâmetro...como disse, já vi o "Crypts melting" ocorrer em todas as hipóteses mas, com um olhar mais aguçado, todos os fatos leva a 'mudança de algum parâmetro'. Seja mudança de injeção de co2 caseiro para industrial(teria um aumento de CO2..no entanto, também haveria mudança brusca), seja uma fertilização com nitrato(o mesmo), enfim.

Vou dar apenas uma dica de como "contorno" esse fenômeno(só serve para o cultivo submerso): Na verdade, é bem simples...a movimentação de água, por algum motivo desconhecido, favorece a 'resistência' da planta a esse fenômeno. Portanto, um bom local para plantarem suas cryptos é perto da saida de agua do filtro ou algum outro lugar com bastante movimentação.

Para finalizar, uma foto de uma cultura de aproximadamente 25 C. wendtii 'Mi oya' praticamente "dizimada" após uma breve fertilização com nitrato:
Clique para ver em tamanho real

Bom final de semana a todos :)

3 comments:

Anonymous said...

Já estava entrando aqui pra pedir por atualizações quando vejo essa boa citação sobre o "Melting Crypts"! :-D
Realmente é difícil a gente olhar pra planta morrendo e a gente não poder fazer muita coisa...
Uma coisa muito semelhante aconteceu com comigo com a chamada Doença das Microsorum, perdi metade de uma Windelov enorme e quase uma Bolbitis heudelotii gigante INTERINHA... Triste... Sei q não é um lugar para se falar de Microsorum aqui... mas será q esses maus q afetam essas espécies tem alguma coisa em comum? Pq eu reparei tb q as mics q ficam em locais de água movimentada não sofrem com isso... ou em muito menor taxa...
Fica aí a questão...
Abraços Rafa

Anonymous said...

Em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-lo sobre as informacoes sobre essas incriveis plantas.

Tenho algumas cryptos na forma emersa, e felismente ainda nao aconteceu essa doenca comigo.

Abraco

Anonymous said...

gde rafael diogo! tua página ja ta no meu bookmark! e assim q eu fizer um dinheiro quero pegar umas cryptos e anubias com vc!
abraço!